Dica de Estudo #9 – Resumos e Resenhas

essay-writing.jpg

 

 

“Writing is an exploration. You start from nothing and learn as you go.”

E.L. Doctorow

 

 

Este post é relacionado com os posts Dica de Estudo #2 – Diário e Dica de Estudo #3 – Livros Nivelados.

Novamente o assunto é como melhorar o writing.

Como citado no post Dica de Estudo #2, muitos pessoas procuram maneiras de evoluir a escrita em inglês e uma das dicas é escrever um diário.

Porém, há uma forma de escrita diferente do diário e que pode ser bem interessante de fazer.

Para aqueles que gostam de ler, você pode utilizar aqueles livros nivelados sugeridos no post Dica de Estudo #3 e seguir a dica #9 aqui!

RESENHA:

A ideia é você fazer uma resenha de livro como outra qualquer. A diferença é que você vai fazer um resumo do capítulo do livro e ao final do livro você fará uma resenha do livre inteiro.

O objetivo desse exercício é que você tenha a capacidade de reportar uma história. Você estará exercitando uma parte diferente da escrita se comparado com o diário.

Outro ponto positivo deste exercício é que você deve tentar usar as palavras novas que viu no capítulo do livro. Lembrando que sempre que você ler, você deve grifar as palavras novas para que ao final do capítulo você possa buscar o significado de cada uma.

Além de buscar explicar o que se passou no capítulo e buscar utilizar as palavras novas que aprendeu, você deve expressar o que achou do capítulo, mesmo que sejam apenas duas ou três linhas.

Você pode fazer isso com filmes também!!!

SIMPLIFIQUE OU DETALHE:

De acordo com o seu nível você deve buscar que essa atividade tenha fluência (que você consiga escrever de forma mais fácil e que não necessite usar um dicionário ou internet o tempo inteiro que esta escrevendo).

Então, se seu nível de inglês não é muito alto, busque simplificar a ideia. Escreva a resenha/resumo de forma simples, busque dar simples exemplos e uma opinião bem sucinta sobre o capítulo.

Se o seu nível for alto, você fará o contrário. Você deve buscar escrever da forma mais formal possível, detalhando o máximo que você conseguir.

Trabalhe os pontos mais profundos da história enquanto relata o que se passou no capítulo. Quanto à sua opinião, você deve buscar também deixá-la mais rica e mais detalhada.

CORREÇÃO:

Assim como no exercício de escrever um diário, a correção é importante para que você tenha certeza de que seu texto está correto.

Contudo, nem sempre é possível que consigamos alguém para corrigir tudo que escrevemos. Se não for possível pedir para um professor corrigir, isso NÃO DEVE impedi-lo de escrever a resenha. ESCREVA MESMO ASSIM!

Escreva, pois o importante é que você esteja praticando e buscando expressar aquilo que vem em mente. Mesmo sem a correção você está evoluindo sua capacidade de botar no papel aquilo que deseja escrever inglês.

Quando começamos a escrever, nos damos conta como é difícil colocar isso no papel, mas que a prática nos traz a perfeição. Practice makes perfect!

LEMBRE-SE: Sublinhe os trechos que você escreveu mas que não tem certeza se está correto ou não. Peça para alguém que fale inglês corrigir só aquela frase para você. Leve aquele trecho para um professor. Tente conferir na internet.

SAMPLES:

Algo que pode ajudá-lo a organizar sua resenha são samples de resenhas. Abaixo segue alguns links para download destes modelos:

DOWNLOAD SAMPLE 1

DOWNLOAD SAMPLE 2

DOWNLOAD SAMPLE 3

Você não precisa necessariamente utilizar estes modelos. 

 

 

 

essay-writing.jpg

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s