Dica de Estudo #5 – Grupos de Conversação

56098114-Portrait-of-young-friends-talking-in-cafe-and-looking-at-the-photos-on-smart-phone-Happy-young-peopl-Stock-Photo.jpg

Aprender uma língua é uma tarefa certamente prazerosa, mas por muitas vezes difícil. Buscamos cursos de inglês, sites, vídeos no Youtube e aplicativos no celular.

Depois que já temos um certo nível sentimos vontade de nos comunicar com alguém em inglês. Muitas vezes durantes as aulas de inglês ficamos presos às atividades de speaking e durante a maior parte do tempo não conseguimos realmente conversar em inglês tanto quanto gostaríamos.

Falar é obviamente essencial para o aprendizado e para a nossa satisfação como estudantes de uma língua estrangeira.

Mas como praticar o speaking?

Talvez você estude em casa e não tenha com quem praticar, ainda que existam plataformas online para conversação (assunto que vamos abordar em outra dica). Ou ainda, você faz curso de inglês mas queria ter mais contato com o universo real da língua, gostaria de ter mais oportunidades de falar inglês além das atividades realizadas em sala de aula.

Uma ótima opção que pode estar perto de você são os Grupos de Conversação.

Como encontrar um Grupo de Conversação?

As duas melhores opções são provavelmente o site MeetUp e o Facebook. Se você mora em uma das capitais do Brasil, quase 100% de certeza que você encontrará um grupo de conversação. Eu fiz algumas buscas e encontrei grupos em vários lugares do Brasil.

Caso você more em alguma cidade periférica ou do interior, pode ser mais difícil de encontrar. Mas vale cogitar locomover-se até um centro uma vez por mês.

Como os grupos funcionam?

Cada grupo deve ter um funcionamento, regras e periodicidade própria, contudo normalmente são muito parecidos. Como o objetivo é fazer com que as pessoas aprendam e pratiquem, os organizadores buscam incentivar o uso somente da língua inglesa, mas buscam sempre auxiliar todos os tipos de dúvidas existentes.

Em geral, o seu nível de inglês não deve importar. Se você já sabe bastante, pode ajudar muita gente e ainda irá aprender e praticar.

Se você está começando, será uma experiência rica. Aprenderá com outras pessoas e se divertirá enquanto fala inglês.

É claro que para quem está começando dá aquele “medinho” de falar, mas o grupo de conversação vai te ajudar a perder esse medo. Se você encontrar um grupo, aproveite a oportunidade para se expor e botar o inglês para fora.

Além do mais, ouvir e buscar se comunicar (mesmo quando temos dificuldade) é onde aprendemos muito. Em um intercâmbio, por exemplo, isso acontece o tempo inteiro. O melhor de tudo, esses grupos são FREE.

E se não houver um Grupo de Conversação?

Já pensou em criar um?

Por exemplo, na cidade de Guaíba, RS, criamos um grupo de conversação de inglês que tem mais de 2 anos. 

Convide seus amigos que falam inglês ou que estão aprendendo, com seus colegas de aula de inglês e com seus professores. É bom sempre ter alguém com um nível mais avançado que possa auxiliar na organização e nas dúvidas de inglês. Busque um ambiente amigável, acolhedor e silencioso. Tente criar um grupo que incentive as pessoas a falarem inglês e que não as intimide caso elas não saibam.

Trazer ideias de assuntos para debater ou jogos de perguntas e tabuleiro podem ajudar a fomentar a conversação no grupo.

O grupo não precisa ser exatamente aberto ao público, basta que você e seus amigos se reúnam e mantenham o compromisso de falar inglês.

Além de jogos para fomentar a conversação, você pode propor punishments. Se alguém falar português, será punido. Um mico como cantar uma música em inglês ou citar 5 verbos em inglês. Coisas do tipo.

Tome cuidado em criar mecanismos para que os integrantes possam verificar palavras/expressões e aprender. Verificar o celular para uma palavra ou outra deve ser o suficiente.

Segue abaixo o link do Grupo de Conversação de Guaíba que se reúne todos os meses na cidade (Guaíba English Club).

Alguns exemplos no Meet Up:

https://www.meetup.com/pt-BR/topics/practice-english/br/porto_alegre/

https://www.meetup.com/pt-BR/find/language/?allMeetups=false&radius=26&userFreeform=Porto+Alegre%2C+Brasil&mcId=c1002415&mcName=Porto+Alegre%2C+BR&sort=default

I hope you enjoy it and have fun 🙂

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s