Quadro Europeu de Línguas

levels_2Qual é o seu nível de inglês? Beginner, Intermediate or Advanced? Talvez essa não seja a melhor maneira de saber.

Conhecido formalmente como Quadro Europeu Comum de Referência de Línguas (em inglês Common European Framework ofReference – CEFR), este quadro foi desenvolvido como uma referência para medir o nível de proficiência de um aluno.

Normalmente dividimos os níveis de conhecimento de uma língua em iniciante, intermediário, avançado e fluente.

Muitos livros didáticos e outras ferramentas por vezes utilizam as divisões de beginner, pre-intermediate, intermediate, upper-intermediate e advanced.

O Quadro Europeu de Línguas veio para unificar e padronizar estes níveis. Embora tenha sido desenvolvido para a Europa, hoje esta referência está cada vez mais sendo usada ao redor do mundo.

O Quadro Europeu de Línguas é dividido em: A1, A2, B1, B2, C1 e C2.

Cada nível corresponde a uma determinada gramática, vocabulário e principalmente competências que o aluno domina, sendo A1 e A2 correspondente ao nível de uso básico da língua, B1 e B2 onde o aluno é mais independente, e C1 e C2 são os níveis de real proficiência.

O que é esperado de cada nível:

 

A1

Ser capaz de descrever situações básicas do dia a dia, dar informações pessoais, direções, pedir comida em um restaurante. Em geral, consegue realizar tarefas básicas para suprir necessidade.
A2 Ser capaz de descrever situações familiares de forma simples como ambiente onde mora, emprego ou família. Em geral, neste nível o aluno é capaz de se comunicar de sobre atividades habituais.
B1 Neste nível o aluno é capaz de descrever com maior precisão situações familiares (rotina, emprego, família e onde vive), bem como descrever acontecimentos, experiências passadas e expectativas, sabendo as explicar e justificar.
B2 Aqui é onde o aluno deve conseguir expressar opinião sobre situações, falar sobre diversos assuntos mesmo sem muita profundidade, possui mais naturalidade quando se expressa e sem quase haver dificuldade em comunicar-se com nativos de forma clara e objetiva.
 

 

C1

Este nível é onde o aluno atinge um alto nível de inglês e é capaz de exprimir ideias complexas bem como compreendê-las, tanto como textos ou falado. Ele é capaz de desenvolver tarefas da vida social, profissional e acadêmica sem ter grandes dificuldades. Aqui o aluno já é capaz de realizar basicamente tudo que é tipo de tarefa utilizando a língua estrangeira.
C2

O aluno é fluente e proficiente. Não tem dificuldade de compreender ou produzir em nenhum tipo de contexto sobre quase nenhum conteúdo, mesmo quando complexo. Sua habilidade de se comunicar fluentemente e com precisão é altíssima.

 

  Importância de conhecer o Quadro Europeu (CEFR):

  • Saber com mais precisão o que você é capaz de fazer;
  • Encontrar materiais de acordo com o seu nível como livros nivelados (Veja post sobre livros nivelados),
  • livros didáticos, estudo para teste de proficiência, estudo de gramática e vocabulário;
  • Para incluir em seu CV;
  • Para universidades;
  • Para testes de proficiência;
  • Entre outros.

Como dito acima, utilizando o CEFR você poderá descrever o seu nível de inglês de forma mais precisa, bem como indicar de forma mais clara qual o seu nível, além de facilitar a busca por materiais na internet, por exemplo, ou saber qual livro deve se encaixar melhor com o seu nível.

Embora os testes de proficiência trabalhem muitas vezes com notas, sempre é possível fazer a equivalência para o Quadro Europeu.

CEFR

Isso facilita a sua vida na hora de estudar, a do seu professor se precisar saber melhor o seu nível, da sua universidade ou uma universidade estrangeira e também o empregador. É claro, que muitas instituições pedem comprovações deste nível como o IELTS e TOEFL.

 

Links interessantes:

(VIDEO) http://www.cambridgeenglish.org/exams/cefr/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Quadro_Europeu_Comum_de_Refer%C3%AAncia_para_L%C3%ADnguas

 

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s