Dica de Estudo #4 – Mentalizar

 

mentalizar“A prática leva à perfeição”. Ditado popular que serve bem para quem quer aprender uma língua.

Ainda que, talvez, a melhor versão para quem está buscando a fluência em um idioma seja: “O contato leva à perfeição”. Afinal, não é só a prática e repetição que nos levam ao sucesso no inglês e sim o ato de estar constantemente em contato com a língua em questão.

Existem diversas opções para como podemos manter o contato e a dica de hoje é sobre uma delas.

Não se assuste, mas a dica de hoje talvez possa soar como estranha, maluca ou até mesmo meio óbvia, mas certamente é uma dica que pode te ajudar muito.

A DICA É: MENTALIZAR.

 

O que mentalizar significa nesta dica?

Mentalizar é o ato de estar constantemente buscando pensar nas coisas do dia a dia utilizando inglês. Estamos constantemente pensando no que vamos fazer, no que aconteceu, o motivo pelo qual algo foi interessante, o que vamos fazer no fim de semana, etc.

Como aprender inglês fazendo isso?

Por exemplo, imagine que pela manhã você acorda e está tomando seu café da manhã. Durante o café da manhã você está pensando o que vai fazer no seu dia. Ao invés de pensar “Eu tenho que ir ao banco, depois cortar o cabelo”, você utiliza o inglês “I gotta go to the bank, then get my hair cut”.

É uma coisa um pouco óbvia, mas que se praticada com frequência, dá resultados. Com o tempo, o ato de pensar em inglês enquanto você está fazendo alguma coisa se torna normal. Na verdade, você tende a fazer isso mais do que em português. Assim como você pensa constantemente (em português), o fará em inglês ao longo do tempo.

Todo mundo que fala inglês (ou outra língua estrangeira) faz isso. A questão aqui é chamar a atenção para prática diária dessa mentalização. Você está SEMPRE pensando. Imagina conseguir converter isso em aprendizado e prática.

Como eu sei que estou falando (pensando) correto?

Eu diria para você não se preocupar muito com isso. O interessante é praticar. Contudo, não deixe passar nenhuma dúvida de vocabulário ou como falar uma coisa em inglês. Se não você não sabe como falar algo, como montar uma frase, tente anotar a ideia e mais tarde pergunte ao seu professor ou um amigo. Pergunte ao Google 🙂

Talvez você esteja no ônibus e pense: “Tomorrow I have so many things to do but I think I …. ihh, como se diz ‘eu poderei’ em inglês ???”. Não sabe? Google.

_

Em resumo, a ideia é falar, falar, falar… ou melhor… pensar, pensar, pensar e checar as dúvidas que tiver.

Se você já faz isso, busque fazer com mais frequência e verificar seus erros. Observe se você está conseguindo construir sobre diferentes assuntos. Alguns tópicos podem ser fáceis, então busque pensar sobre um assunto e tentar expressar sua opinião, por exemplo. Isso pode acabar sendo difícil de fazer em uma língua estrangeira.

Lembre-se:

Seu celular é SUPERCALIFRAGELISTICEXPIALIDOCIOUS.

Não sabe o que é? PESQUISE AGORA! Crie listas de palavras novas ou de dúvidas. Utilize o Google a todo o momento. Acostume-se com sempre buscar a resposta, tradução, definição ou pelo menos anotar. Seu celular é um ótimo aliado para isso.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s