Dica de Estudo #2 – Diário

Toner_Diary1Muitos alunos me perguntam o que eles podem fazer para melhorar sua habilidade de escrita. Eu sempre dou a mesma resposta: ESCREVA!

Existem diversas formas de aperfeiçoar sua escrita e domínio da língua neste quesito. Claramente, uma das formas mais efetivas é a leitura. Quanto mais lemos, mais nos acostumamos com as estruturas, ordem das palavras e organização dos textos em inglês. Além do mais, como estamos aprendendo uma língua estrangeira, a leitura nos permite aprender novas palavras que podem ser sempre destacadas e mais tarde forçadas ao uso quando estamos falando ou escrevendo.

Mesmo que pareça cliché, a melhor dica que eu posso dar para quem está buscando melhorar o writing é ESCREVER. O aprendizado da língua se dá através da prática e o erro, ao contrário do que algumas pessoas creem e buscam enlouquecidamente não cometer, é INEVITÁVEL. Necessitamos manter o contato diário, mesmo que seja pouco, e é necessário tentar, pois grande parte das vezes, o acerto só vem através de inúmeras tentativas, erros e falhas.

COMO ENTÃO PRATICAR O WRITING?

Uma das dicas que sempre dei para meus alunos é de escrever um DIÁRIO. Claro que se você estiver muito no início e não tiver aprendido o Past Simple (passado) no inglês, isso pode se tornar um pouco mais difícil. Contudo, a partir do momento que você já tiver uma noção deste tempo verbal, você poderá começar a escrever um diário.

COMO FUNCIONA?

Primeiramente você precisa ir às compras para poder realizar essa tarefa.

ANOTA AÍ para não esquecer o que você vai precisar :p :

  • CADERNO (de preferência pequeno ou médio para ficar mais fácil de levar para lá e para cá);
  • CANETA ou LÁPIS.

That’s it!!!

A ideia é bem simples: você deve ter um caderno para concentrar suas anotações ou um diário de verdade. Eu acredito ser muito importante você ter algo que seja fácil de carregar no dia a dia. Temos que buscar aproveitar as poucas brechas que aparecem na correria de trabalho, faculdade, casa e etc.

O QUE ESCREVER?

Caderno/diário em mãos, agora é só começar a escrever. Escreva sobre como foi seu dia, como você está se sentindo, o que você tem que fazer amanhã: teste, exame, viagem, trabalho, encontro, etc.

Tome cuidado com o nível de dificuldade das frases que você busca criar. Dependendo do seu nível, busque criar frases mais fáceis que descrevam coisas mais simples. Descomplique! O objetivo aqui é escrever sem ter que usar inúmeras vezes o celular ou o dicionário para checar o que você deseja escrever.

Caso seu nível seja mais alto, exija mais de você. SEJA CRIATIVO e DETALHISTA! Escreva mais detalhadamente o que sente, o porquê fez ou tem que fazer algo. Descreva bem os detalhes do fim de semana ou do lugar que você estava. Busque utilizar palavras e estruturas que aprendeu ou leu. Não é uma má ideia forçar o uso de algumas frases/palavras/estruturas que você recentemente estudou.

E A CORREÇÃO?

A forma mais segura de saber se o que está escrevendo está correto é pedir para alguém corrigir seus textos. Proponha ao seu professor de corrigi-los.

Você não tem um professor?

Claro que quando escrevemos e buscamos evoluir queremos ter certeza de que está correto. Mas se você não tiver como verificar, ESCREVA MESMO ASSIM! O importante é você praticar. Com o tempo você vai se sentir mais confiante e confortável para escrever em inglês. Contudo, NÃO deixe de buscar corrigir e verificar trechos que você sentiu mais dúvida. Você pode buscar algumas informações na internet (irei postar dicas de como utilizar o Google corretamente ao seu favor para esclarecer dúvidas).

Busque sublinhar frases e palavras que você não tem certeza que estão corretas. Pergunte para alguém que fale inglês para ver se a frase faz sentido. NÃO deixe de ler. Lembre-se que as quatro habilidades (writing, reading, speaking e listening) devem ser práticas simultaneamente, portanto LEIA! Conforme você vai lendo e escrevendo, você irá aprender.

LEMBRE-SE: praticar é essencial e diário, errar é inevitável e aprendemos conforme vamos nos arriscando nesse caminho.

Como disse Anne Frank: There is a saying that ‘paper is more patient than man’.”

De fato, você tem mais tempo de pensar e organizar suas frases quando escreve. Enquanto colocamos no papel nossas ideias, observamos e aprendemos. Isso reflete também na hora de falar, pois você possui frases mais consolidadas em sua cabeça.

__

Existem outras formas de praticar writing e pretendo compartilhar estas ideias aqui.

Outra ótima opção é buscar por penpals na internet. Há vários sites que podem te ajudar a encontrar alguém que esteja interessado em conversar em inglês ou em fazer um exchange português-inglês.

Se você gostou e tentou, comente sua experiência aqui no site ou na nossa página no Facebook. 🙂

_________________________________________

Como se diz DIÁRIO em inglês?

Quando nos referimos a um diário no qual escrevemos nossos pensamentos, chamamos de JOURNAL (nos E.U.A – AmE) e DIARY (no inglês britânico –BrE).

O que é PENPAL*?

Pen.pal = “a person with whom one becomes friendly by exchanging letters, especially someone in a foreign country whom one has never met.”

Se dividirmos a palavra: PEN = CANETA | PAL = “Parça”, Parceiro, Companheiro, Camarada. Ou seja, um “Parça de Caneta”.   

*also penfriend (BrE)

Um penpal é um amigo que você troca cartas. Como ninguém mais utiliza cartas, seria mais ou menos um amigo online onde você conversa através de emails/mensagens.

 

I hope you have enjoyed it and share this post 😀

 

 

 

 

 

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s