Dica de Estudo #1 – 10 minutos

10 minutes

Uma das coisas mais importantes quando se trata de aprender uma língua é o contato com ela. Depois de algum tempo ensinando inglês, eu percebi que as pessoas tendem a pensar que estudar línguas é a mesma coisa que estudar matemática, história ou química.

Não pensamos muito no que estamos fazendo para aprender. Se queremos aprender inglês de maneira mais eficaz, devemos prestar a atenção no processo de aprendizagem.

PRIMEIRA DICA: ESTUDE INGLÊS TODOS OS DIAS, MESMO QUE APENAS ALGUNS MINUTOS.

POR QUÊ?

Um erro que eu vejo as pessoas cometerem é separar um dia para estudar, ou apenas em um momento específico.

 “Vou estudar domingo!”, “Vou estudar muito esse fim de semana”, ou ainda: “Tenho teste de inglês semana que vem, vou me puxar estudando”.

Diversos alunos meus, quando perguntados se haviam feito o homework, me diziam: “Claro, estudei ontem umas duas horas e consegui fazer tudo”, ou vezes “ Ah, teacher, não tive tempo essa semana, mas semana que vem faço tudo”. É claro que na escola não iremos pressionar o aluno, mas devemos ajudá-lo a compreender como ele deve estudar. Não vou dizer que não adianta estudar tudo semana que vem e que também não adianta estudar 2 ou 3 horas em um dia da semana. Pode até ajudar, mas não é a melhor estratégia de estudos.

Qual seria a estratégia de estudos correta?

O certo é que você faça o homework. Todo ele de preferência. Mas, que acima de tudo, consiga manter contato com o inglês todos os dias. Quanto mais contato melhor! Se você puder estudar uma hora de inglês por dia, isso seria perfeito! Mas sabemos que isso é impossível para a maioria das pessoas.

Como fazer para manter o contato?

Nos próximos posts irei apresentar dicas de ferramentas, sites e estratégias de estudo que vão te auxiliar nesse processo. O negócio é trabalhar com o tempo que temos e aproveitar as brechas em nossa rotina.

Estude 10 minutos!

10 minutos no ônibus (ou no carro) de manhã enquanto você vai para o serviço ou de noite quando está voltando do trabalho. Utilize materiais de áudio, enquanto você está se locomovendo (caminhando, pegando trem ou dirigindo). Você pode aprender muito escutando coisas em inglês, como uma podcast (que EM BREVRE você pode encontrará aqui no site, por exemplo).

10 minutos em um aplicativo no celular durante o almoço ou logo após.

Quem sabe 10 minutos quando está na fila de um banco?

Uns 10 minutos antes de dormir utilizando um aplicativo, olhando um vídeo no Youtube, ou fazendo algum exercício de gramática online ou do seu livro de homework.

Tente associar as tarefas de inglês com momentos de lazer, com períodos curtos – pois os períodos longos temos a tendência de ir deixando para depois quando não estivermos tão ocupados ou cansados. Aproveite os pequenos espaços que o dia lhe dá.

Imagine se você tiver 10 minutos no trem de manhã, mais uns 5 minutos no almoço olhando um vídeo e talvez uns 10 minutos antes de dormir fazendo um exercício de um aplicativo no celular. No total, teremos feito ter uns 30 minutos de contato com inglês no dia.

Novamente: quanto mais você estudar, melhor é. O problema é que às vezes isso se torna impossível.

O seu maior aliado para fazer isto serão seu celular, sua internet 4G, a universidade do Youtube :p (onde se pode aprender de TUDO, acredite!), o professor Google, bem como a Google Store e Apple Store para baixar os aplicativos, nossos fones de ouvido, um bloquinho de notas no celular ou de papel inclusive o Facebook.

ACOMPANHE OS PRÓXIMOS POSTS. Irei postar sobre como utilizar cada uma das ferramentas acima a seu favor.

 

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s